Coleção "Carros Nacionais" do Jornal Extra - 2a. série

Escala 1:43
Fiat 147 -  Em 1976, a Fiat trouxe para o Brasil em 1976 um carro revolucionário. Era pequeno por fora e espaçoso por dentro. Primeiro carro com motor transversal feito no país com 5cv e muito econômico (fazia mais de 14km/l), sendo alvo de muito preconceito.
Chevette GPII - Nasceu para o Grande Prêmio do Brasil de F-1, mas não tinha nada de esportivo com um motor 1.4 muito econômico com 72 cv. Seu único apelo era a decoração: muitas faixas, interior preto, faróis de neblina e rodas de liga leva.
Ford Escort XR3 - Em 1983 a Ford lançou o conversível que virou um símbolo da época e um sonho de consumo (custava o dobro do valor de um volkswagen Voyage). A sigla XR3 significa - Experimental Research 3 (pesquisa experimental 3). Motor CHT com 83cv.
Ford Corcel - Nascido de um projeto da Renault e da Willys, o Corcel foi lançado em 1968. Não era veloz mas se destacava pela economia (12km/l) na estrada. Com uma suspensão suave, o modelo fez grande sucesso nos anos 70, até ser substituído pelo Corcel II.
Toyota Bandeirantes -  Brasil foi o primeiro país a ter uma fábrica da Toyota fora do Japão. Motor Mercedes-Benz OM-324, de 4 cilindros movido a diesel com a potência de 78cv podia atravessar trechos alagados sem medo de enguiço.
Jeep Willys - Em 1957 começou a ser feito no Brasil o CJ-5 (também conhecido como Universal). Era o veículo mais comum nas cidades do interior até a década de 70: Simples, barato e fácil de consertar. Por algum tempo o Jeep foi o carro mais vendido no Brasil, e também o mais barato.
VW Variant 1600 - Surgiu no final de 1969, com motor traseiro e dois porta-malas. Era espaçoso, fácil de dirigir e tão confiável quanto um Fusca. Nos anos 70 foram produzidos mais de 250 mil exemplares.
VW Passat TS - Numa época de "esportivos de mentirinha", a Volks lançou no Brasil uma versão do Passat com motor brabo de verdade. Assim nasceu em 1976 o Passat TS, reconhecido por sua frente caracteística. O TS nasceu do Audi 80, com motor 1.6 de 96cv, era o sonho dos playboys da década de 70.
Maverick GT -  Nos anos 70, a Ford buscou nos EUA o Maverick, cujo nome vinha de uma raça de touros, nas versões Super, Super Luxuoso e GT, com estilo fiel ao original americano. A versão esportiva GT trazia um robusto motor V8 importado que rendia 135cv, alcançando 175 km/h e fazia apenas 5km/l na estrada , mas com a crise do petróleo...

VW GOL GTi - Lançado em 1989, o Gol GTi marcou aem grande estilo a chegada da injeção eletrônica ao Brasil. Econômico, fazia 13,5km/l na estrada com motor AP2000. Era um dos mais caro da época.

Vídeo do comercial

3 comentários:

  1. Olá, gostaria de falar da loja miniaturas Minimundi. A loja possui uma grande variedade de miniaturas carros nacionais. Venha conferir nossas promoções.

    ResponderExcluir
  2. Essa coleção é uma bagunça com relação a escala, um exemplo é o fiat 147 do mesmo tamanho do Maverick que é do mesmo tamanho do chevete. São muito bonitos e bem feito mas a escala toda zoada .

    ResponderExcluir